Pular para o conteúdo principal

O que é calor?

                                                 Quando sentimos o dia quente, é porque ocorre passagem de calor do meio ambiente para o nosso corpo

Quando sentimos o dia quente, é porque ocorre passagem de calor do meio ambiente para o nosso corpo

calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor.
A imagem acima mostra a passagem de calor de um corpo com temperatura T para outro corpo de temperatura menor correspondente a T'. Quando as temperaturas dos corpos igualarem-se, dizemos que o equilíbrio térmico foi atingido e, nesse momento, como não haverá diferença de temperatura, o calor deixará de fluir.
Veja agora alguns pontos importantes a respeito do calor:
1) CALÓRICO: Até o início do século XIX, acreditava-se que o calor estava relacionado com a presença de um fluido invisível e sem peso denominado de calórico. Quanto maior a temperatura de um corpo, maior seria a quantidade dessa substância em seu interior. A partir das observações feitas por Benjamim Thompson, conhecido como Conde de Rumford (1753-1814), experimentos foram realizados para comprovar a ideia de que calor é energia. O experimento com maior destaque nessa comprovação pertence a Prescott Joule (1818-1889).
2) Unidade de medida: De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida para calor é o joule, mas a unidade caloria (cal) é muito utilizada.
1 cal = 4,18 J
Uma caloria é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 g de água em 1°C.
3) Fontes de calor: Todo elemento capaz de produzir aumento de temperatura em outro corpo é uma fonte de calor. Como exemplo, podemos citar a chama de um fogão, forno, lareira etc.
4) Transmissão de calor: Existem três maneiras possíveis para que ocorra a transmissão de calor:
  • Condução: Quando o calor passa de molécula a molécula do material;
  • Convecção: Transferência de calor em um fluído que ocorre em virtude de um deslocamento de massa do próprio fluido;
  • Radiação: Transmissão de calor por meio de ondas eletromagnéticas.
     
5) Tipos de calor: Quando se fornece uma quantidade de calor capaz apenas de gerar variação de temperatura em um corpo, essa quantidade de energia é chamada de calor sensível. Quando a quantidade de calor transmitida gera mudança de estado físico, ela é denominada de calor latente.

Por Joab Silas
Graduado em Física
JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é calor?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-calor.htm>. Acesso em 31 de outubro de 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arranjo simples

Utilizamos o  arranjo simples  para obter a quantidade de agrupamentos possíveis de serem realizados com os elementos de um conjunto finito. No arranjo os elementos trocam de posição, ou seja, ordem. Com isso os agrupamentos tornam-se distintos, por possuírem seus elementos organizados em uma ordem diferente. Veja a seguir um exemplo de arranjo simples. Exemplo: Mostre os agrupamentos possíveis de serem realizados com o conjunto A ={5,6,7,8}; cada agrupamento deve possuir 3 elementos distintos.

Combinação com repetição

Para introduzirmos o conceito de  combinação com repetição , é importante relembrar a definição formal de combinação simples. Considere  n  objetos diferentes. Se tratarmos da contagem do número de maneiras de escolher  k  dentre esses  n  objetos sem considerarmos a ordem, então criamos uma combinação destes elementos sem repetição. A fórmula para obter esta combinação é dada por:

Triângulo de Pascal

Para melhor entendimento a respeito das propriedades do  Triângulo de Pascal , vamos apresentar o conceito de combinação e coeficientes binomiais. Imagine o seguinte cenário: Estamos organizando um campeonato de xadrez com 12 participantes. De quantas maneiras possíveis podemos criar as duplas para disputar a primeira partida? Este problema pode ser solucionado calculando a combinação de 12 jogadores organizados de 2 em 2. Que nos traz: