Pular para o conteúdo principal

Arranjo simples

Utilizamos o arranjo simples para obter a quantidade de agrupamentos possíveis de serem realizados com os elementos de um conjunto finito. No arranjo os elementos trocam de posição, ou seja, ordem. Com isso os agrupamentos tornam-se distintos, por possuírem seus elementos organizados em uma ordem diferente. Veja a seguir um exemplo de arranjo simples.
Exemplo: Mostre os agrupamentos possíveis de serem realizados com o conjunto A ={5,6,7,8}; cada agrupamento deve possuir 3 elementos distintos.
Reposta:
(5,6,7) (5,6,8) (5,7,8) (6,7,8)
(5,7,6) (5,8,6) (5,8,7) (6,8,7)
(6,5,7) (6,5,8) (7,5,8) (7,6,8)
(6,7,5) (6,8,5) (7,8,5) (7,8,6)
(7,6,5) (8,5,6) (8,5,7) (8,7,6)
(7,6,5) (8,6,5) (8,7,5) (8,6,7)
Observe que as sequências formadas com 3 elementos são diferentes entre si, em alguns casos o conjunto possui os mesmo termos que outro conjunto, o que muda é a posição dos elementos. Como é o caso de (5,6,7) e (5,7,6); observe que os elementos 6 e 7 trocaram de posição, as sequências obtidos com três elementos referentes ao conjunto A ={5,6,7,8}; são chamadas de arranjo simples.
Do exemplo acima obtemos que de um conjunto com 4 elementos distintos, podemos obter 24 arranjos simples. Podendo ser representar da seguinte forma:
A4,3=24
Para encontramos a quantidade de arranjos possíveis sem precisarmos expressas cada arranjo individualmente, podemos utilizar o Princípio Fundamental da Contagem.
Definição: Dado um com A = {a1, a2, a3, ..., an} com n elementos distintos, chamaremos de arranjo simples toda a sequência formada por uma quantidade delimitada de elementos, sendo todos esses elementos pertencentes ao conjunto A.

Formula Geral para calcular o Arranjo Simples

An,p=n!(np)!
  • n = Quantidade total de elementos no conjunto.
  • P =Quantidade de elementos por arranjo
Exemplos:
Dado o conjunto B = {d,e,f,g}, responda:
a) Quantos são os arranjos simples dos elementos de B tomados de 2 a 2?
Para calcular a quantidade de arranjos, basta aplicar a fórmula:
An,p=n!(np)!
Nessa questão temos que:
n = 4 (Quantidade total de elementos do conjunto B)
p = 2 (Quantidade de elementos por arranjo)
Substitua na equação n por 4 e p por 2
A4,2=4!(42)!
A4,2=4!2!
A4,2=432!2!
A4,2=43
A4,2=12
Tomando os elementos do conjunto B de 2 a 2, será possível formar 12 arranjos.
b) Quantos são os arranjos simples dos elementos de B tomados de 3 a 3?
Aplicaremos a fórmula para arranjo simples:
An,p=n!(np)!
Nessa questão temos que:
n = 4 (Quantidade total de elementos do conjunto B)
p = 3 (Quantidade de elementos por arranjo)
Substitua na equação n por 4 e p por 3
A4,3=4!(43)!
A4,3=4!1!
A4,3=4321!1
A4,3=432
A4,3=24
Tomando os elementos do conjunto B de 3 a 3, será possível formar 24 arranjos.


Origem: https://www.infoescola.com/combinatoria/arranjo-simples/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE

A  análise combinatória  ou  combinatória  são cálculos que permitem a formação de grupos relacionados à contagem. Faz análise das possibilidades e das combinações possíveis entre um conjunto de elementos. Por isso, é muito utilizada nos estudos sobre probabilidade e lógica. Probabilidade A  Probabilidade  é um conceito da matemática que permite analisar ou calcular as chances de obter determinado resultado diante de um experimento aleatório. São exemplos um lançamento de dados ou a possibilidade de ganhar na loteria. A partir disso, a probabilidade determina o resultado entre o número de eventos possíveis e número de eventos favoráveis, apresentada pela seguinte expressão: Donde P : probabilidade n a : número de casos (eventos) favoráveis n : número de casos (eventos) possíveis Princípio Fundamental da Contagem O  princípio fundamental da contagem  postula que: “ quando um evento é composto por n etapas sucessivas e independentes, de tal modo que...

Combinação com repetição

Para introduzirmos o conceito de  combinação com repetição , é importante relembrar a definição formal de combinação simples. Considere  n  objetos diferentes. Se tratarmos da contagem do número de maneiras de escolher  k  dentre esses  n  objetos sem considerarmos a ordem, então criamos uma combinação destes elementos sem repetição. A fórmula para obter esta combinação é dada por: