Pular para o conteúdo principal

Arranjo com repetição



  • Arranjo com repetição
Arranjo simples são agrupamentos em que se considera a ordem dos elementos, sendo assim, qualquer mudança dos elementos altera o agrupamento. No arranjo simples não ocorre a repetição de elementos no agrupamento.
A fórmula geral do arranjo simples é representada por:
A(n,p)=n!(np)!
  • n = Número de elementos do conjunto.
  • p = Quantidade de elementos por agrupamento.
Exemplo: Seja P um conjunto com elementos: P = {A,B,C,D}, tomando os agrupamentos de dois em dois, quantos arranjos simples podemos obter no conjunto P.
  • P = { A, B, C, D}
  • n = 4
  • p = 2
A(n,p)=n!(np)!
A(4,2)=4!(42)!
A(4,2)=4321!21!
A(4,2)=242=12
Representação por extenso dos agrupamentos do arranjo simples:
A= {AB, AC, AD, BA, BC, BD, CA, CB, CD, DA, DB, DC}

Arranjo com repetição

Os elementos que compõem o conjunto podem aparecer repetidos em um agrupamento, ou seja, ocorre a repetição de um mesmo elemento em um agrupamento.
A fórmula geral para o arranjo com repetição é representada por:
A(n,p)=np
  • n = Número de elementos do conjunto.
  • p = Quantidade de elementos por agrupamento.
Exemplo: Seja P um conjunto com elementos: P = {A,B,C,D}, tomando os agrupamentos de dois em dois, considerando o arranjo com repetição quantos agrupamentos podemos obter em relação ao conjunto P.
  • P = {A, B, C, D}
  • n = 4
  • p = 2
A(n,p)=np
A(4,2)=42=16
Representação por extenso dos agrupamentos do arranjo com repetição:
A= {AA, AB, AC, AD, BB, BA, BC, BD, CC, CA, CB, CD, DD, DA, DB, DC}
Observe que os agrupamentos com repetição de elementos do conjunto P são: AA, BB, CC e DD. A existência desses elementos referente ao agrupamento faz com que o arranjo seja do tipo com repetição.


origem: https://www.infoescola.com/matematica/arranjo-com-repeticao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arranjo simples

Utilizamos o  arranjo simples  para obter a quantidade de agrupamentos possíveis de serem realizados com os elementos de um conjunto finito. No arranjo os elementos trocam de posição, ou seja, ordem. Com isso os agrupamentos tornam-se distintos, por possuírem seus elementos organizados em uma ordem diferente. Veja a seguir um exemplo de arranjo simples. Exemplo: Mostre os agrupamentos possíveis de serem realizados com o conjunto A ={5,6,7,8}; cada agrupamento deve possuir 3 elementos distintos.

Combinação com repetição

Para introduzirmos o conceito de  combinação com repetição , é importante relembrar a definição formal de combinação simples. Considere  n  objetos diferentes. Se tratarmos da contagem do número de maneiras de escolher  k  dentre esses  n  objetos sem considerarmos a ordem, então criamos uma combinação destes elementos sem repetição. A fórmula para obter esta combinação é dada por:

Triângulo de Pascal

Para melhor entendimento a respeito das propriedades do  Triângulo de Pascal , vamos apresentar o conceito de combinação e coeficientes binomiais. Imagine o seguinte cenário: Estamos organizando um campeonato de xadrez com 12 participantes. De quantas maneiras possíveis podemos criar as duplas para disputar a primeira partida? Este problema pode ser solucionado calculando a combinação de 12 jogadores organizados de 2 em 2. Que nos traz: